Fruta é um dos alimentos mais saudáveis que existem ❤️. Mas muitas pessoas me perguntam porquê não indico suco (mesmo os naturais e sem açúcar) até o primeiro ano de vida 👶🏼.
De uma forma bem resumida eu coloco alguns pontos ☝🏻pra vocês:
🍊O bebê está em um momento de reconhecimento de cores, texturas e sabores. Transformar um alimento em suco talvez não seja a melhor forma para ele reconhecer esse alimento.
🍊O processo de preparo do suco (processar, coar e etc) pode fazer com esse alimento tenha uma quantidade menor de fibras e nutrientes comparando quando comemos uma fruta. Além disso, colocar o suco em mamadeira pode até piorar pois, realmente passa pouca fibra pelo bico.
🍊O suco é sempre mais doce do que comer a fruta (mesmo não colocando nenhum tipo de açúcar). Os primeiros anos de vida de uma criança são super importantes para a formação do paladar. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, oferecer alimentos mais azedinho e amargos não tem problema nenhum. Isso vai ajudá-lo na formação de hábitos alimentares mais saudáveis.
O período de introdução alimentar é uma das fases mais importantes para o o bebê, pois ele está reconhecendo os alimentos. Oferecer suquinho pode tirar dele toda essa oportunidade e experiência 🤲🏻 🍃.
Essa recomendação é para todos os sucos, mesmo os naturais.
E para os maiores, esse volume não é diário. É de vez em quando. Claro q pode tomar suco mas não como forma de hidratação. 🍃Beba água 💦 e coma fruta 🍉.
Saiba mais por que temos tanta preocupação com os sucos em #sucocriança
Fontes:
– Preventing Childhood Obesity in Early Care Education Programs 2012.
– Fruit Juice in Infants, children and adolescentes: Current Recommendation, 2017
Estamos com o lançamento incrível do Módulo II do curso O Guia Essencial. Esse módulo abordará a alimentação do bebê de 1 a 2 anos. Clique aqui para garantir sua vaga para turma de outubro!
Um beijo 😘
Nutricionista Tatiana De Vuono
Especialista em alimentação infantil.
https://oguiaessencial.eadbox.com/
Categorias:Acima de 2 anos, Bebê 1 ano, Bebê 6 meses, IA, Introdução alimentar