🍝Seis meses completos, finalmente a hora da introdução alimentar chegou!
Mas, e agora? Será que posso começar a oferecer alimentos com o glúten?
O glúten é uma proteína que está presente naturalmente no trigo, na centeio e na cevada, mas pode aparecer na aveia se processada no mesmo maquinário utilizado para os outros grãos.
Muitos especialistas dizem que o trigo mudou e a sensibilidade ao glúten em muitas pessoas aumentou, fazendo com que muitas famílias busquem diminuir o contato com essa proteína. Mas e o bebê?
☝Consensos atuais (ESPGHAN e SBP) sugerem um risco aumentado de alergia alimentar com a introdução alimentar tardia de certos alimentos alergênicos como o ovo, glúten e peixe.
🌸Aos 6 meses existe um período de “janela imunológica” ou seja um momento ideal para introdução desses alimentos “alergênicos” Estudos mostram que alimentos como ovo, peixe e glúten terão menor fator alergênico se introduzidos no período “janela imunológica”.
😉Mas uma coisa é a EXPOSIÇÃO ao glúten e não a EXAUSTÃO no consumo dessa proteína.
O que eu quero dizer é, está OK oferecer aos 9 meses uma fruta com aveia, isto é diferente de dar ao bebê todos os dias biscoito e macarrão🥞🥖🍝.
👉Existem muitas farinhas nutritivas no Brasil que podem substituir a farinha de trigo: de coco, de grão-de-bico, de arroz, de mandioca e outras.
💗Eu não condeno o glúten, mas acredito que o melhor para a saúde é sempre o rodízio de alimentos🤓.
Consulte sempre um nutricionista.
Um beijo 😘
Nutricionista Tatiana De Vuono
Especialista em alimentação infantil.
https://oguiaessencial.eadbox.com/
Categorias:alergia, Alimento, Bebê 1 ano, Bebê 6 meses, Introdução alimentar, lista de compras