☝️Consensos atuais dizem que restrições na alimentação (como leite, soja, trigo, peixe, ovo e oleaginosas) na mãe durante a gestação e durante a lactação não são eficientes para diminuir a chance do bebê apresentar alergia!
👉Hoje na literatura, não há evidência que evitar qualquer alimento potencialmente alergênico durante a gestação e lactação possa fornecer algum benefício na prevenção de alergia.
🌱Pelo contrário, a inclusão desses alimentos “alergênicos” na alimentação da mãe pode ser benéfica para a prevenção de alergia alimentar e asma.
Mas por que? Como isso acontece?
Quando a mulher faz uso de vários alimentos alergênicos, ela passa esses alérgenos alimentares via leite materno ou líquido amniótico. Através da passagem desses antígenos alimentares acontece uma sensibilização precoce a esses alimentos alergênicos para o bebê e por isso tem essa prevenção de alergia alimentar.
🍂E se mesmo comendo tudo na gestação e lactação, o meu filho apresentar alergia?
O bebê pode apresentar alergia a esses alimentos nunca consumido (através do leite materno) mas isso é MUITO RARO!
Então como podemos prevenir a alergia alimentar?
🌿. Alimentação bemmmm variada da mamãe.
👶. Aleitamento materno exclusivo.
💚. Microbiota intestinal saudável (neste caso observar a necessidade de suplementar probióticos, ômega 3 e vitamina D – converse com o seu nutricionista).
Um beijo 😘
Nutricionista Tatiana De Vuono
Especialista em alimentação infantil.
https://oguiaessencial.eadbox.com/