Mais de quatro milhões de bebês morrem no período neonatal todos os anos, e grande parte desses óbitos ocorre em países mais pobres.
🤱🏻Quanto maior o atraso no início do aleitamento materno, maiores as chances de mortalidade neonatal causada por infecções.
🤱🏻O aleitamento materno na primeira hora de vida demonstrou redução nessa taxa de mortalidade neonatal elevada em 22% 👏🏻👏🏻👏🏻.
🤱🏻Durante esse período sensível, o efeito protetor do aleitamento materno fornecido no colostro pode estar relacionado a vários mecanismos, que incluem a colonização intestinal por bactérias específicas encontradas no leite materno e à capacidade de o leite materno produzir fatores imunológicos bioativos adequados para o recém-nascido.
🤱🏻A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), por meio da Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda colocar os bebês em contato com a pele de suas mães imediatamente após o nascimento por, no mínimo, uma hora, e ajudar as mães a reconhecer quando seus bebês já estão prontos para a amamentação.
Portanto:
✅O aleitamento materno na primeira hora de vida protege contra a mortalidade no período neonatal.
✅O leite materno é o alimento com maior quantidade de nutrientes protetores para recém-nascidos.
✅Todas as maternidades devem aderir à Iniciativa Hospital Amigo da Criança como a melhor prática baseada em evidências.
Um beijo 😘
Nutricionista Tatiana De Vuono
Especialista em alimentação infantil.
https://oguiaessencial.eadbox.com/
Categorias:Aleitamento materno, Recém-nascido