Sim 🥚 !!!
A introdução de certos alimentos potencialmente alergênicos como o ovo (clara e gema) pode ser feita a partir do sexto mês de vida, mesmo em crianças com histórico familiar de alergia.
🐣Diversos estudos publicados em revistas respeitadas do mundo inteiro, incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) apoiam essa decisão.
🐣Observou-se que a introdução a partir dos 6 meses, e não depois, diminui o risco de desenvolvimento futuro a alergia ao ovo, enquanto a introdução tardia, após 1 ano de idade, parece aumentar ainda mais os riscos para a alergia.
🐣O ovo, além de excelente fonte proteica e de cofatores de alta eficiência nutricional, tem baixo custo e sua adoção deve ser incentivada na alimentação complementar.
🐣Introdução precoce de ovos melhorou significativamente o crescimento das crianças.
🐣Ovos são alimentos geralmente acessíveis de alta qualidade nutricional, sendo uma alternativa para populações em risco de desnutrição, excesso de peso e obesidade.
🐣Para garantir a não contaminação por bactérias próprias de sua casca, o ovo deve sempre ser consumido com a clara e a gema cozidas.
🐣Por isso diversifique o tipo de proteína animal da comidinha do seu filho, proporcionando maior variedade de nutrientes e micronutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento como ferro e zinco.
Um beijo 😘
Nutricionista Tatiana De Vuono
Especialista em alimentação infantil.
http://www.criancabemnutrida.com
oguiaessencial.eadbox.com
Categorias:Alimento, Bebê 1 ano, Bebê 6 meses, IA, Introdução alimentar