Iniciar a alimentação aos 5 ou 6 meses?

Fazendo uma pesquisa no Google sobre Introdução Alimentar você consegue encontrar mais de 15 milhões de páginas em português sobre quando iniciar a alimentação do bebê.

Algumas páginas trazem dúvidas e depoimentos de mamães, outras trazem recomendações de especialistas, há ainda muita publicidade…enfim, um mar de informações muito diferentes entre elas que pode ser muito confuso para uma mamãe que apenas gostaria de saber quais são os sinais de que seu bebê está pronto para comer?

Eu gravei uma aula sobre isso no Guia Essencial da Alimentação Infantil, que você pode conferir adquirindo o curso aqui.

sinais-de-que-o-bebe-esta-pronto-pra-comer-5-ou-6-meses

O primeiro sinal de que o bebê está pronto para comer que eu gostaria de comentar é quando ele pega todas as coisas que vê e põe na boca. Pode ser mordedor, pode ser brinquedo, pode ser almofada. Enfim, tudo o que ele vê põe na boca. Isso também acontece porque o dente pode estar nascendo.

Um outro sinal que o bebê demonstra é quando os pais estão fazendo a refeição, em família ou sozinhos com o bebê, e ele demonstra muito interesse no que está acontecendo. O bebê pode até tentar pegar os talheres e levar à boca ou fica observando, fissurado no momento.

Por isso que para despertar o interesse do bebê pela comida, é legal deixá-lo acompanhar e observar as refeições antes de iniciar a introdução alimentar. Mesmo que o bebê não coma, ele já vai observando os adultos se alimentando.

Um outro sinal, que é o mais fácil, que todo mundo fala, é quando o bebê completa seis meses de vida. Mas isso, na verdade, não é para todos os bebês. Para os bebês que são pré-maturos, o ideal é esperar até a idade corrigida do bebê, não utilizar a idade cronológica. Então, por exemplo, se o bebê nasceu com 34 semanas, ele precisa fazer a idade corrigida 37 semanas primeiro e os pais devem observar se ele demonstra aqueles sinais comentados acima pra s iniciar a introdução alimentar. Seis meses é um marco, mas é importante que a gente observe também todos os outros sinais.

Um outro sinal que é bem interessante é se o bebê senta sem apoio. Se ele se senta sem ficar bambo, indo pra lá e pra cá, também é um dos sinais. Se ele senta sem a

poio, significa que ele tem equilíbrio no quadril. Então quando o bebê vai começar a introdução alimentar até o risco de engasgo também diminui porque ele precisa ter apoio nesse quadril para conseguir coordenar toda essa parte aqui de cima.

O último sinal que eu gostaria de mencionar, mas que a gente não observa tanto porque é imperceptível aos nossos olhos, é a se a quantidade de enzimas que já foram produzidas pelo bebê é suficiente para digerir outros alimentos que não sejam o leite materno. Ou seja, se as enzimas pra fazer a digestão já foram produzidas numa quantidade legal pra digerir um alimento novo que vai vir na boca do bebê.

Ah! Mesmo que as enzimas já tiverem sido produzidas numa quantidade suficiente, não significa que foram produzidas na quantidade total, OK? Em muitos bebês, quando se inicia a introdução alimentar, se observa que pode sair até pedaços de comida no cocô, o que é muito comum porque essa digestão não foi completa ainda.

22427261_168159913764309_549184604712468480_n

 

Então, quando deve começar a alimentação do bebê? Quando ele estiver dando sinais de que está pronto e isto acontece geralmente por volta dos 6 meses, ok?

Mas não precisa se preocupar, lembre-se de que o leite ainda é o principal alimento do bebê!

Sinais de que o bebê está pronto para comer Aos 5 meses Aos 6 meses
1. Pega todas as coisas que vê e põe na boca Menos provável Mais provável
2. Quando os pais estão fazendo a refeição, em família ou sozinhos com o bebê, e ele demonstra muito interesse no que está acontecendo Menos provável Mais provável
3. Quando o bebê completa 6 (seis) meses de vida Sim
4. O bebê senta sem apoio Menos provável Mais provável
5. A quantidade de enzimas que já foram produzidas pelo bebê é suficiente para digerir outros alimentos que não sejam o leite materno Menos provável Mais provável
Se você estava buscando por “alimentação do bebê 5 meses” ou “alimentação do bebê 6 meses”, espero que este post tenha achado você e que tenha tirado suas dúvidas!
Eu falei sobre este assunto também  neste post no instagram @criancabemnutrida.
Outra dúvida muito comum nesta fase é: “Devo começar a Introdução Alimentar oferendo um fruta ou um legume?” Eu gravei uma aula grátis sobre isso no Guia Essencial da Alimentação Infantil (Módulo I).
valentina

 

Gostaria de conhecer algumas dicas e receitas pra montar um cardápio?

Te convido a acessar o post 20 RECEITAS DE PAPINHAS DE FRUTAS (Acesse este post completo clicando aqui), onde você pode encontrar como as abaixo:

1.Método tradicional:

PAPA DE BANANA
INGREDIENTE
– 1 banana

MODO DE PREPARO
Descasque a fruta e amasse com um garfo. Sirva com uma colher de plástico ou silicone.

 

2.BLW

Frutas em palitos

 

 

Um beijo 😘
Nutricionista Tatiana De Vuono
Especialista em alimentação infantil.
http://www.criancabemnutrida.com
oguiaessencial.eadbox.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s