20 passos para uma introdução alimentar saudável

Baby eatingxxx

 

1 – Segurança, Tranquilidade e Confiança essa é umas das chaves para a IA de sucesso.

2 – Observe o seu relacionamento com a comida. A forma como o seu filho se relaciona com a comida é a forma como o seu filho irá se relacionar. Temos a oportunidade de moldar uma nova história do seu filho com a alimentação.

3 – Independente do método de IA é fundamental que ela ocorra no momento certo, ou seja a partir dos 6 meses! Ou quando o desenvolvimento do bebe (fisiológico e neurológico) estiver de acordo para receber novos alimentos que não seja apenas o Leite materno ou fórmula

4 – Oferecer alimentos açucarados não é sinônimo de infância feliz ou prova de amor. Precisamos lembrar que o seu bebê não deseja o que não conhece. A oferta de açúcar para crianças menores de 2 anos contraindicada.

5 –  O bebê está embaby-led-weaning (1) plena formação do paladar e ele não deseja o que não conhece. Ele irá aprender o que nos ensinarmos para ele, por isso seja exemplo sempre.

6 – Cabe aos pais ofertarem alimentos nutritivos e seguros aos seus filhos. Saúde não cai no colo, pois isso organização é fundamental para conquistarmos o nosso objetivo.

7 – Alguns alimentos proibidos até 1 ano de idade: mel, frutos do mar, açúcar, sal, oleaginosas, sucos (mesmo os naturais),

baby_banana8 – Uma panelão com vários legumes e verduras não é sinônimo de alimentação saudável. Precisamos observar a proporção desses alimentos.

9 – Quando misturamos muito a comida da criança, ela acaba não reconhecendo tudo o que o alimento representa “cores” “aromas” “textura”, formando uma biblioteca nutricional na cabeça dela.  Camuflar um alimento é restringir do seu filho um leque enorme de possibilidades.

10- Bebês são como uma folha em branco sem cultura, hábitos e costumes definidos e dependem do ambiente para aprenderem como comer. Sua principal referência é a sua família e aquilo que for ensinado é aquilo que ele irá aprender. Tudo depende de vocês.

 

11 – Você se lembra como aprendeu a comer? Questione se é essa a maneira de como gostaria que o seu filho se alimentasse.

12 – Sabores criam memórias. Vamos aumentar ao máximo o leque de opções para as nossas crianças.

13 – Dar somente leite materno até os 6 meses sem oferecer água, chazinho ou quaisquer outros alimentos. Após os 6 meses introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo-se leite materno até os 2 anos de idade ou mais.

14 – Ofereça alimentos diferentes todos os dias. Uma alimentação variada é também uma alimentação colorida.

15 – Precisamos evitar ao máximo o consumo de café, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Use sal com moderação.BabyFood-Shutterstock-Post

16 – Cuide da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garanta o adequado armazenamento e conservação. Sobras no prato não devem ser oferecidas posteriormente.

17 – Envolver a criança nas tarefas que incluam as compras e a preparação das refeições, como participar na escolha do alimento, da sua compra na feira ou no mercado e da elaboração dos pratos que não apresentem riscos de acidentes durante o manuseio.

18 – Introdução alimentar inadequada pode determinar efeitos negativos em curto e longo prazo na saúde e no bem-estar do indivíduo.

19 – Leve o seu filho a feira ou ao supermercado e deixe com que eles tenham contato com os alimentos. Explique como os alimentos crescem e quais são os seus nutrientes. Isso estimula a curiosidade da molecada.

20 – Elabore um cardápio semanal e deixe a criança escolher alguns pratos. Estipule que, ao menos uma vez na semana, ela terá que provar um alimento novo.

Um beijo

Nutricionista Tatiana De Vuono

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s