20 passos para introdução alimentar saudável

Baby eatingxxx1 – Segurança, Tranquilidade e Confiança essa é umas das chaves para a IA de sucesso.

2 – Observe o seu relacionamento com a comida. A forma como o seu filho se relaciona com a comida é a forma como o seu filho irá se relacionar. Temos a oportunidade de moldar uma nova história do seu filho com a alimentação.

3 – Independente do método de IA é fundamental que ela ocorra no momento certo, ou seja a partir dos 6 meses! Ou quando o desenvolvimento do bebe (fisiológico e neurológico) estiver de acordo para receber novos alimentos que não seja apenas o Leite materno ou fórmula

4 – Oferecer alimentos açucarados não é sinônimo de infância feliz ou prova de amor. Precisamos lembrar que o seu bebê não deseja o que não conhece. A oferta de açúcar para crianças menores de 2 anos contraindicada.

5 –  O bebê está embaby-led-weaning (1) plena formação do paladar e ele não deseja o que não conhece. Ele irá aprender o que nos ensinarmos para ele, por isso seja exemplo sempre.

6 – Cabe aos pais ofertarem alimentos nutritivos e seguros aos seus filhos. Saúde não cai no colo, pois isso organização é fundamental para conquistarmos o nosso objetivo.

7 – Alguns alimentos proibidos até 1 ano de idade: mel, frutos do mar, açúcar, sal, oleaginosas, sucos (mesmo os naturais),

baby_banana8 – Uma panelão com vários legumes e verduras não é sinônimo de alimentação saudável. Precisamos observar a proporção desses alimentos.

9 – Quando misturamos muito a comida da criança, ela acaba não reconhecendo tudo o que o alimento representa “cores” “aromas” “textura”, formando uma biblioteca nutricional na cabeça dela.  Camuflar um alimento é restringir do seu filho um leque enorme de possibilidades.

10- Bebês são como uma folha em branco sem cultura, hábitos e costumes definidos e dependem do ambiente para aprenderem como comer. Sua principal referência é a sua família e aquilo que for ensinado é aquilo que ele irá aprender. Tudo depende de vocês.

11 – Você se lembra como aprendeu a comer? Questione se é essa a maneira de como gostaria que o seu filho se alimentasse.

12 – Sabores criam memórias. Vamos aumentar ao máximo o leque de opções para as nossas crianças.

13 – Dar somente leite materno até os 6 meses sem oferecer água, chazinho ou quaisquer outros alimentos. Após os 6 meses introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo-se leite materno até os 2 anos de idade ou mais.

14 – Ofereça alimentos diferentes todos os dias. Uma alimentação variada é também uma alimentação colorida.

15 – Precisamos evitar ao máximo o consumo de café, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Use sal com moderação.BabyFood-Shutterstock-Post

16 – Cuide da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garanta o adequado armazenamento e conservação. Sobras no prato não devem ser oferecidas posteriormente.

17 – Envolver a criança nas tarefas que incluam as compras e a preparação das refeições, como participar na escolha do alimento, da sua compra na feira ou no mercado e da elaboração dos pratos que não apresentem riscos de acidentes durante o manuseio.

18 – Introdução alimentar inadequada pode determinar efeitos negativos em curto e longo prazo na saúde e no bem-estar do indivíduo.

19 – Leve o seu filho a feira ou ao supermercado e deixe com que eles tenham contato com os alimentos. Explique como os alimentos crescem e quais são os seus nutrientes. Isso estimula a curiosidade da molecada.

20 – Elabore um cardápio semanal e deixe a criança escolher alguns pratos. Estipule que, ao menos uma vez na semana, ela terá que provar um alimento novo.

Um beijo 😘
Nutricionista Tatiana De Vuono
Especialista em alimentação infantil.
http://www.criancabemnutrida.com
oguiaessencial.eadbox.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s