Tudo o que você faz durante os PRIMEIROS 1000 DIAS faz a diferença para o futuro do seu filho!
É no comecinho da vida que se pode influenciar o que será do resto dela.
Afinal, é nesse período que cada célula do corpo está sendo formada e programada.
- Os primeiros 1.000 dias de vida se referem ao período que vai do primeiro dia de gestação até os 2 anos de idade.
Esse período é considerado importantíssimo, pois pode mudar radicalmente o destino da criança, não apenas o crescimento e desenvolvimento
, mas também em questões intelectuais e sociais.
- Na gestação, quando uma mãe escolhe se alimentar de uma forma saudável, já está fazendo uma programação genética (chamado de programming) para a saúde do seu filho na vida adulta.
- Atualmente, os estudos sugerem que a nutrição no período da gestação e nos primeiros 2 anos de vida pode determinar efeitos, a curto a longo prazo, na saúde e no bem-estar até a vida adulta.
- Já se sabe, também, que a genética não é soberana na determinação do potencial de crescimento e desenvolvimento do indivíduo: cerca de 20% dos nossos genes são influenciados por fatores hereditários, enquanto a maior parte deles, até 80%, é influenciada por fatores ambientais como: medicamentos, estresse, infecções, exercícios e a nutrição.
- Uma alimentação adequada durante a gestação, associada ao aleitamento materno, à correta introdução da alimentação complementar e à manutenção de bons hábitos alimentares, é requisito básico para o crescimento e desenvolvimento infantil.
- Os pesquisadores e cientistas estão cada vez mais seguros de que uma boa nutrição e o cuidado com a saúde nos primeiros 1.000 dias têm um papel protetor, que ajuda a garantir um futuro no qual as habilidades cognitivas, motoras e sociais estimularão a saúde e o potencial máximo do adulto.
Assista esse vídeo do Dr. Jose Martins Filho.
Fonte http://www.primeiros1000dias.com.br
Um beijo 😘
Nutricionista Tatiana De Vuono
Especialista em alimentação infantil.
http://www.criancabemnutrida.com
oguiaessencial.eadbox.com
Categorias:Introdução alimentar