Paladar infantil

  • IMG_4527O paladar começa a se desenvolver só depois do nascimento. No útero, por volta do quinto mês de gestação, o bebê até começa a desenvolver alguns sentidos e consegue sentir cheiros, aromas e enxergar.
  • Quando ele nasce, sente gostos, mas não de forma muito desenvolvida, o que vai acontecendo com o tempo. Por volta dos 2 anos de idade é que as preferências e rejeições começam a aparecer com mais nitidez.
  • Existem dois sabores que são inatos: doce, salgado e umami e aprendizados são o AZEDO e o AMARGO (ai precisamos ensinar a gostar!!!!!).
  • Mas o paladar não é formado só assim: odores, texturas e o prazer que a comida proporciona fazem diferença. Além da percepção geneticamente determinada, algumas dimensões, como a familiar e a cultural, orientam as preferências.
  • A criança nasce com uma certa predisposição para gostar de uma comida e fazer cara feia para outras, mas a educação que recebe também vai influenciar.
  • Como parte da formação do paladar vem do aprendizado, os pais têm papel fundamental. Ninguém oferece a uma criança um alimento de que não goste. Se, desde pequenos, os filhos têm uma alimentação saudável, com pouca gordura, pouco sal, que privilegia produtos naturais, eles vão crescer aprendendo a apreciar aqueles pratos. Vão rejeitar o refrigerante nas festinhas e as frituras na escola, porque, para eles, gostosos serão as saladas, as frutas.
  • Não adianta, porém, querer que o filho coma cenoura se a mãe não gosta de legumes: a criança aprende mais observando o comportamento dos pais do que ouvindo o que eles falam.

PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO

https://d19tqk5t6qcjac.cloudfront.net/i/412.html

https://d19tqk5t6qcjac.cloudfront.net/i/412.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s