Essa dúvida é diária aqui do site do Criança Bem nutrida.
” Olá Dra. Tatiana! Me chamo Fernanda tenho 30 anos.Estou com uma dúvida que não me deixa dormir! Meu filho tem 7 meses, mama fórmula láctea , come papinha de fruta e legumes.O pediatra disse que ele está com o peso normal mas todo mundo me fala que ele é muito magrinho. Minha sogra e minhas amigas disseram para tentar alguns farináceos (mucilon, farinha láctea, vitalon…) na mamadeira pois tem vitaminas e calorias. Mas vi que tem açúcar. Será que precisa? O que eu faço?”
Vamos conhecer e entender do que são feitos os engrossantes mais utilizados no Brasil?
- Embora esses produtos sejam muito comercializados em todo o país, temos que tomar cuidado antes de comprar esses alimentos.
- Quando ouvimos no pediatra “Seu filho precisa ganhar peso”, já vêm mil dúvidas na nossa cabeça!!! E uma da saída utilizada pelos pais é engrossar o leite.
- O leite, seja materno ou o indicado pelo pediatra, já tem os nutrientes necessários. Quando adicionamos essas farinhas, colocam em média 40 calorias a mais com apenas uma colher de sopa, além de desbalencear a alimentação e comprometer a absorção de vitaminas.
- Isso aumenta o risco para a obesidade na infância, e outras doenças crônicas não transmissíveis.
- E com todos esses riscos para a saúde, nem os avós vão gostar de vê-lo gordinho.
- E com a concorrência nas vendas esses produtos estão nos mais variados sabores e formas (em pó, sachê e líquido). Adicionado de muitas vitaminas, minerais, AÇÚCAR, XAROPE DE MILHO (ou seja mais açúcar) e alguns com traços de leite de vaca. E esses produtos são indicados pelos fabricantes para bebês acima de 6 meses!
- Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, não devemos oferecer açúcar até 1 ano de idade.
- Mas você pode se perguntar: Não tem vitaminas adicionada? Resposta: Tem sim, mas quando colocamos uma fórmula vitaminada com outra (Exemplo fórmula láctea com engrossante vitaminado) a absorção não é a mesma.
- Não engrosse a fórmula do seu filho com cereais e farinhas contendo açúcar! Utilize aveia, quinua, arroz integral e etc. E ofereça na colher e não na mamadeira.
- A exceção de engrossar diariamente deve ser prescrito pelo pediatra ou nutricionista e são para pouquíssimos casos. Além disso preferimos engrossar com farináceos sem açúcar e conservantes.
Vamos conhecer uma alternativa saudável para preparar um mingau delicioso para bebês a partir de 6 meses?
Após conhecermos um pouco dos farináceos industrializados vamos aprender uma alternativa mais nutritiva.
Essa versão foi desenvolvida pela chef de cozinha Tammy do @primeirascolheradas (www.primeirascolheradas.com)
Ingredientes:
– Uma colher de sopa de aveia
– 150 mls de água (ou leite de vaca após os 12 meses).
Modo de fazer:
Cozinhe em fogo baixo até chegar no ponto de mingau.
Para deixar o mingau ainda mais interessante coloque umas rodelas de banana ou outra fruta e uma pitadinha de noz moscada.
Para bebês acima de 1 ano de idade utilize pode utilizar ao invés de água o leite de amêndoa, leite de avelã ou leite de coco, que fica demais.
PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO!
Um beijo.
Categorias:Fórmulas lácteas, Receitas
Gostei muito desta matéria
Sou médica residente de Pediatria e estou preocupada com as taxas de colesteróis elevadas devido o uso de Farináceos! Tive dificuldades para achar material relacionado ao tema! Parabéns! Vou passar a ler seu site sempre e também repassar aos pacientes suas orientações!