5 Nutrientes essenciais para o desenvolvimento infantil

Vamos conhecer algumas vitaminas e minerais importantes para o crescimento e desenvolvimento infantil assim como o fortalecimento do sistema imunológico.babiesandfood_march2013-fe124c01

  • ZINCO: A deficiência deste mineral está relacionada com alterações no metabolismo do hormônio do crescimento, podendo ser um fator limitante do mecanismo de regulação do crescimento da criança. Além disso, pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. A carência desse nutriente pode se manifestar por meio de dermatites, retardo do crescimento e desenvolvimento do paladar, diarréia e falta de apetite. Nutriente que atrapalha a absorção é o cálcio.

Fontes de Zinco: Agrião, Endívia, Farelo de trigo, Semente de abóbora, Escarola, Salsinha, Peru, Aveia, Lentilha, Espinafree etc.

  • FERRO: A deficiência deste mineral, denominada de anemia ferropriva, é de grande prevalência entre crianças até 5 anos, devido a grande taxa de crescimento e a dificuldade de ingestão das quantidades diárias necessárias. A carência de ferro nos primeiros anos da infância pode acarretar diversos distúrbios do crescimento, entre eles diminuição do desenvolvimento psicomotor, dificuldade na aprendizagem da linguagem, diminuição da resistência a infecções, assim como distúrbios psicológicos e comportamentais, como falta de memória, cansaço, irritabilidade e sentimento de insegurança.
    Um nutriente que ajuda na absorção desse mineral é consumir um alimentos rico em Vitamina C junto com alimento fonte de ferro, principalmente fontes vegetais ! E o nutriente que atrapalha na absorção é consumir  alimentos ricos em Cálcio junto o com alimentos fontes de ferro.

Fontes de Ferro: Carne bovina, Frango, Peixe, feijão, Açaí, Ovo, espinafre, Beterraba  e etc.

  • CÁLCIO e VITAMINA D: mineral relacionado com a formação e o crescimento dos ossos e a vitamina D, hormônio relacionado com a correta metabolização e fixação de cálcio, são de extrema importância, uma vez que estão envolvidos no processo de crescimento esquelético. Outro nutriente que ajuda na absorção do cálcio é o Fosforo e a lactose. Nutriente que atrapalha a absorção é a Cafeína.

Fontes de Cálcio: Leite, Derivados do leite (Iogurte e Queijo), Amêndoa, Couve-manteiga, Brócolis, Gergelim e etc.
Fontes de Vitamina D: Sol, Sardinha, Arenque, Bacalhau, Manteiga, Gema de ovo, Salmão e etc.

  • VITAMINA A: Sua carência pode provocar alterações oculares, além disso, causa déficit de crescimento e prejudica o sistema imune.

Fontes de Vitamina A: Salsa, Cenoura, Abóbora, Escarola, Folha de mostarda, couve, brócolis e etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s