Danoninho não vale por um bifinho!

Danoninho-Petit-Suisse-85gsÀs vezes leio comentários de mamães que oferecem TODOS os dias danoninhos, chambinhos e outros petit suisse para os seus filhos. Como lanche ou como sobremesa porque ele é um “iogurte” CHEIO de vitaminas. Toda a fama e farsa desses petits suisse teve início depois daquela propaganda “Vale por um bifinho”, lembram? #sqn

Um estudo recente mostrou que 50% das crianças menores de 1 ano, já experimentaram petit suisse.

O Petit Suisse é um queijo fresco, não maturado, obtido pela coagulação do leite desnatado com coalho ou enzimas e bactérias sendo fermentado, pasteurizado e tem uma alta concentração de leite de vaca. Pode ainda haver acréscimo de condimentos. O processo de fabricação desse queijo proporciona uma consistência mais densa, alta umidade, maior teor de proteínas (mínimo de 6%) e cálcio.

Danoninho não é iogurte, é um produto cheio de conservantes, corantes e MUITO açúcar. Sempre quando encontro a Danone em algum congresso, pergunto, qual é a indicação do Danoninho? E elas me respondem 4 ANOS. E é tão industrializado contendo  corante e que não servem para crianças com qualquer idade.

8e8a9-danoninho1

Não é porque sua mãe te dava, e nunca aconteceu nada, que você também precisa fazer o mesmo. As consequências vem depois. E sempre aumenta a probabilidade do seu filho ter uma doença associada a alimentação,  comendo inadequadamente. Você quer isso pro seu o seu filho? Eu não.

cf203_dorbarr_01Danoninho pode causar: alergia, infecções gastrintestinais, anemia (quando oferecido após almoço ou jantar) entre outros…..

Mamães podem parar de se preocuparem em oferecer tanto danoninhos ou chambinhos aos seus filhos. Não entendo por que fazem do danoninho, chambinhos e outros petit suisse como algo indispensável, se na verdade ele não faria falta alguma! Se a mãe não der, o bebê não vai conhecer e, consequentemente, não irá sentir falta nem pedir.

Abaixo esta um trecho do que o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de pediatria descrevem:

ms1ms
1_Lupa-Intraperscrutora-TechmusObservem os ingredientes do petit suisse!!!!

Leite desnatado, xarope de açúcar, preparado de morango (água, frutose, polpa de morango, cálcio, fósforo, açúcar, amido modificado, zinco, ferro, vitaminas D e E, estabilizantes goma xantana, goma carragena e carboximetilcelulose, acidulantes ácido tartárico e ácido cítrico, aromatizante, conservador sorbato de potássio e corante natural carmin), creme de leite, cálcio, cloreto de cálcio, fermento lácteo, quimosina e estabilizantes goma guar, carboximetilcelulose, goma carragena e goma xantana.

Parece saudável? 

Que tal preparar uma versão de Petit Suisse , sem açúcar e conservantes!

Ingredientes37c8b-image2

  • Morangos
  • 2 copos de iogurte grego caseiro (receita logo abaixo)
  • 1 envelope de gelatina incolor

Modo de fazer

  •  Dissolva a gelatina conforme a indicação.
  • Lave bem os morangos e misture com o iogurte.
  • Bata bem até formar um creme homogêneo.
  • Misturar a gelatina incolor
  • Misture bem
  • Coloque para gelar ou em forminhas de sorvete.c452a-image1

RECEITA DE IOGURTE GREGO CASEIRO

download (3)

Ingredientes:
– 2 litros de leite integral tipo A.
– 1 pote de  iogurte natural.

Modo de fazer:

  1. Reserve meia xícara de leite.
  2. Leve o leite ao fogo até começar a levantar bolinhas na lateral da panela.
  3. Desligue o fogo, deixe esfriar.
  4. Para saber se está na temperatura ideal, coloque o dedo no leite, se aguentar 10 segundos está bom rs.
  5. Misture o iogurte com aquele leite reservado, mexa bem e adicione ao leite quente, mexendo bem.
  6. Transfira para uma bacia de vidro com tampa.
  7. Envolve a bacia com pano, toalha bem grossa e leve ao forno desligado, ou coloque numa caixa térmica, deixe por 10 horas.
  8. Coloque um pano limpo dentro do escorredor ou peneira e coloque outro pote embaixo porque o soro vai sair.
  9. Dentro do escorredor coloque o iogurte bem tampado deixe escorrer dentro da geladeira, por umas 4 a 5 horas.
  10. Quanto mais deixar escorrendo, mais encorpado o iogurte fica.
  11. Sirva.

Fonte Site Sophie Deram

Beijos!

20 respostas

  1. Nossa que lição…dou para minha todo dia no lanche da tarde, uso 1 banana prata, 1 danoninho e 1 colher de aveia…achei que estava fazendo a coisa certa…
    Gostaria da receita do iogurte caseiro…bjus

  2. Minha filha tem tolerancia a lactose, NUNCA comeu essas porcariada de danone yogurte, petit e tal. Quando nasceu eu nao tinha leite, tinha que cozinhar batata cenoura batata cara, e arroz bater no liquidificador e dar com leite de soja. Ela so come comidas naturais e esta muito bem de saúde. Ela nao conhece essas coisas e nem sente falta. Como diz ali, se nao dar pra criança provar ela nao vai sentir falta. Ótima matéria, parabens.

  3. O petit suisse original não tem corante, conservante, adoçante, aromatizante, nada disso… É um queijo branco, cremoso, e é muito nutritivo sim! No entanto, este produto provavelmente não faria muito sucesso no Brasil, pois os brasileiros em geral, só gostam de coisas coloridas, com aroma e sabor marcante…

  4. Engraçado é que você fala da composição do danoninho, mas esquece que na gelatina da sua receita tem quase tudo que tem no danoninho…e agora? Não seria melhor colocar gelatina de algas? Acho que gostaríamos de ver receitas sem nada industrializado isso sim!!!
    Obrigada
    Deus Abençoe
    Marina Mãvovó

  5. Vocês esqueceram de comentar uma questão essencial. Se o queijo é derivado do leite, tem substâncias relacionadas ao leite, correto? Agora percebam em 98% dos produtos da marca do pétit suisse em comente e Comprovem!, ele tem glúten. Se tem glúten, tem farinha! Engrossado! Isso mesmo. A indústria substituiu o iogurte que vem de um processo biológico por farinha.
    Certa vez questionei isto à marca. Nunca responderam.
    Não seria o caso de se fazer um levante contra esta atitude enganadora de farinha por iogurte?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s