O problema do suco

Selecionei as principais dúvidas de vocês relacionadas ao consumo de suco para as crianças. Leiam com atenção.

sucos

Qual é a diferença entre suco, refresco ou néctar?
Resposta:
Os pais deve devem prestar atenção á categoria em que a bebida é classificada. A palavra “suco” é usada popularmente para se referir a todas as bebidas feitas a partir da fruta, mas o que poucas mamães sabem é que existem diferentes tipos de produtos dentro dessa categoria.

– Sucos: 100% fruta ou integrais são aqueles que possuem apenas fruta em sua composição, sem adição de água, açúcar, corantes ou conservantes, por isso são mais interessantes do ponto de vista nutricional.

– Néctar: possuem em torno de 20-30% de suco de fruta e podem conter corantes, aditivos, conservantes grande quantidade de açúcar e sódio.

– Refrescos ou bebidas mistas são, em geral, as bebidas que possuem menos de 20% de suco de fruta em sua composição e podem conter corantes, aditivos, conservantes grande quantidade de açúcar e sódio.

Infelizmente alguns néctares e refrescos têm apelos ao público infantil na embalagem, com o uso de personagens que, claramente, têm a função de atrair os olhares e a atenção das crianças.

Esses sucos são tão prejudiciais quantos os refrigerantes?0vl5hgrcs2hru7qd0bdll0w1u
Resposta:
Geralmente sim, alias alguns sucos contém tanto açúcar, corantes, aditivos e conservantes quanto o refrigerante.

Existe um tipo de suco industrializado melhor que os outros?
Resposta:
Isso é relativo, é importante na escolha do suco observar a lista de ingredientes, que indica em ordem decrescente o que é usado na bebida, por isso mamãe, fique atento aos produtos que o açúcar ou “açúcar invertido”, (ingredientes descritos como sacarose, maltodextrina, frutose, xarope de milho, xarope de glicose, dextrose, dextrina, melaço ou maltose querem dizer também açúcar) aparece entre os primeiros ingredientes. É sempre bom dar prioridade para aqueles em que a fruta ou o suco de fruta aparecem logo no começo da lista.

Mesmo o suco integral e sem conservantes não devem ser consumidos. Por que?
Resposta:
Muitas mamães consideram obrigatório o uso de suco a mesa, mas mesmo sendo integral ou 100% fruta ocorre uma perda parcial de nutrientes, além da deficiência de fibras (já que a maioria delas foram coadas no processo de elaboração do suco) e uma grande quantidade de frutose. As frutas contêm frutose e nada disso faz mal, desde que sejam consumidas na forma in natura. A ingestão de grandes quantidades de frutose isolada podem ter relação com a hipertensão, diabetes, dislipidemia e obesidade. O ideal seria a criança tomar água e comer a fruta, visto que a maioria delas substitui a água pelo suco.

O hábito de trocar água por suco industrializado pode levar ao ganho de peso? Qual o impacto na quantidade de calorias de uma dieta se a criança tomar 500 ml de suco de caixinha por dia?
Resposta:
Em 500 ml de suco contem aproximadamente 28 gramas de açúcar ou 2 colheres de sopa. Se ela consumir todos os dias, após 1 mês ela irá ter ingerido  quase 900 gramas de açúcar. Sucos industrializados normalmente contem, além da grande quantidade de açúcar, a frutose isolada. A “grelina” (um hormônio produzido no tubo digestivo e que regula a fome)  tem níveis reduzidos após uma refeição, mas se mantém elevada com o consumo de frutose isolada. Portanto se você der aos eu filho um suco industrializado e leva-lo ao fast food, essa criança irá comer bem mais do que se não tivesse ingerido a frutose previamente.

 

sucoQuais alternativas ao suco podem ser interessantes nutricionalmente e podem ser consumidas como lanche na escola, por exemplo? Água de coco, leite com achocolatado?
Resposta: O ideal é criança levar a fruta e tomar água. A água de coco e  leite com achocolatado pode podem ser alternativas, mas fique de olho, algumas marcas estão acrescidas de muito açúcar e conservante. Observe com cuidado a lista de ingredientes e prefira sempre alimentos in natura e não processados.

Sobre as bebidas de soja, elas são tão prejudiciais quanto o suco? Também têm muito açúcar? A soja não traz nenhum benefício a mais? A soja tem estrógeno, certo? Isso pode ser preocupante?
Resposta:
A preocupação maior estaria na quantidade de açúcar e sódio presentes nessas bebidas, tão grande quanto os nos sucos industrializados e as bebidas a base de soja contem “Isoflavona” (substância semelhante ao hormônio feminino estrógeno). Ainda não sabemos os efeitos dela em um sistema reprodutivo imaturo como o da criança. A quantidade dessa substancia nos sucos a base de soja é muito pequena para provocar condições adversas.

 

CONCLUSÃO: O ideal é tomar água e comer a fruta, outra alternativa é preparar suco natural mas não coar, preservando as fibras.

COMPARTILHEM ESSAS INFORMAÇÕES

Um beijo

Categorias:., Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s