Congelando comidinhas

wwwwwwwwwwwwww

Com a correria do dia-dia, nem sempre é possível preparar diariamente a comida do seu filho e ai, chegamos muitas vezes a optar pela escolha “não saudável”, e a chance de abrir uma papinha ou comida industrializada é grande.

Mas como posso oferecer uma alimentação saudável sem precisar cozinhar todos os dias? Uma solução prática adotada por muitas mães consiste em congelar os alimentos . E vocês sabiam que existe toda uma técnica para armazenas as refeições do bebê. Hoje vamos conhecer um pouco do sobre congelamento, descongelamento e desmitificar alguns mitos.

– O congelamento é uma das melhores formas de conservação dos alimentos. E o melhor é que não leva química nenhuma. 

– Uma vez congelado, o alimento se torna rígido e nesse estágio o desenvolvimento de microorganismos e o consequente processo de deteorização são dramaticamente retardados.

– Para congelar os alimentos, eles precisam estar frescos e higienizados. Uma comidinha gostosa e segura começa com a limpeza dos alimentos, pois o congelamento não melhora a quantidade e qualidade bacteriana ?

congelar-papinha-1-4– Mas muitas mamães me perguntam ocorre perda de nutrientes ? Qual é o melhor método para manter as vitaminas?

A perda de nutrientes dos alimentos tem início já no campo de produção e continua até a chegada a nossa casa. Porem existe algumas técnicas para preservar e garantir o melhor aproveitamento desses alimentos.

– Compre tudo fresco, com boa aparência, evite alimentos machucados, observe sempre a textura, odor, aparência e cor, além da data de validade. Não despreze a água do cozimento, você pode aproveitar para preparar um caldo por exemplo .

– Muitas mamães utilizam o branqueamento (cozimento rápido cerca de 4 minutos e depois um choque térmico com gelo) para preservar as vitaminas da papinha, mas pensem comigo se vamos já cozinhar o alimento antes e esquentar depois, a perda parcial de algumas vitaminas é inevitável . (A perda ocorre somente durante o cozimento e não durante o congelamento), mesmo assim garanto que ainda vale a pena optarmos por uma papinha fresca congelada do que a industrializada.

papainhsUse etiquetas para identificar as papinhas preparadas. Anote em cada embalagem das papinhas quais ingredientes foram utilizados, data de preparo e validade.

– O ideal é congelar os alimentos em porções pequenas e separadas por ingredientes. Fica mais fácil manter uma alimentação variada assim. Um cubinho de batata, de abóbora, de grão de bico, um de frango desfiado, um cubinho de espinafre e está pronta uma refeição completa. Deixando sempre separado no prato para que o seu bebê comece desde cedo a identificar o sabor de cada alimento.

– Utilize pote de vidro pequeno, forminha de gelo, de silicone e plástico, desde que seja Bisfenol Free (BPA free). Cuidado com os saquinhos com zíper e plástico filme, geralmente eles não são BPA free.

congelamento– O Bisfenol A e é uma substância muito perigosa para os nossos bebês. Ele é um hormônio sintético que pode desregular o sistema endócrino, podendo prejudicar gravemente o desenvolvimento e risco de câncer em bebês e crianças.

– E como podemos descongelar? Você pode tirar pela manha os potinhos do freezer e coloque na geladeira – o descongelamento em temperatura ambiente é propício para a proliferação de bactérias. No micro-ondas somente em potência baixa ou aqueça em banho maria.

– Depois de descongelada o alimento pode ser armazenada por no máximo 24 horas na geladeira e nada de colocar no freezer o que sobrou do prato da criança. Alimentos que já entraram em contato com a saliva ficam suscetíveis à contaminação.

congelando

 

Espero que tenham gostado do post de hoje ! Um beijo

Categorias:., Sem categoria

1 resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s