Literatura infantil e alimentação saudável

Crianças gostam muito de historinhas, confira esses contos para ajudar o seu filho a comer melhor.

Título: Eu nunca vou comer um tomate
Autor(a): Lauren Child

LV212481_N

SINOPSE: Lola não gosta de comer: não  gosta de cenoura nem de tirinhas de peixe nem de purê e muito menos de tomate. Só mesmo o criativo e paciente Charlie para convencê-la a provar tudo isso – com nomes muito mais apetitosos: palitinhos laranja de Júpiter, pingos verdes de cabo verde  flocos de nuvem, petiscos oceânicos… Nesta versão cheia de surpresas, os irmãos e algumas dessas delícias saltam das páginas.
Onde encontrei: Livraria Saraiva

Título: Prove!
Autora: Giselda Laporta Nicolelis

prove

SINOPSE: Este livro todo colorido e altamente ilustrado faz parte de uma coleção que fala sobre os sentidos (olhe, ouça, cheire, prove e pegue). Nesta obra, o sentido abordado é o paladar. O objetivo é o desenvolvimento mental da criança, através de histórias lúdicas. Indicado para crianças na fase entre 3 até 10 anos
Onde encontrei: Editora Metha

Título: Não gosto de salada!
Autor(a): Tony Ross

salada

SINOPSE:  A Princesinha cismou que não gosta de salada – principalmente de tomates. Mas, quando lhe dão algumas sementes para plantar e ela vê o tomateiro brotar, a Princesinha muda de ideia. Livro voltado para pré-escolares, altamente ilustrado e colorido.
Onde encontrei: Editora Metha  e site Ponto Frio

Título: As aventuras e Olavac
Autor(a): Reury Frank Bacurau e Bernadete Azevedo

as_aventuras_de_olavac_-_aao

SINOPSE: Este livro mostra a relação entre os alimentos e a estrutura do corpo humano, tudo de forma divertida e empolgante. Olavac mostra no planeta Frutax 6, cujos habitantes nunca se preocuparam em aprender como produzir alimentos ou qual o efeito deles do corpo. Porém, milhões de anos sem preocupação com a ecologia levaram à redução dos alimentos obtidos na natureza. É nesse contexto que Olavac vem à Terra para aprender quais alimentos os frutaxianos devem plantar a partir de agora. Para Olavac, só interessam os de importância para a saúde dos habitantes do planeta Frutax 6, e por isso Olavac pede ajuda para uma garotinha terrestre, Íris.
Onde encontrei: Editora Metha

Título: DOKI descobre – Alimentação saudável.
Autor(a): Carolina Gonçalves

doki

SINOPSE: Café da manhã, almoço, jantar… o Doki adora todas as refeições do dia. Venha conhecer os tipos de alimentos e descobrir como conseguir toda a energia que você precisa para brincar e se divertir. São tantas comidas deliciosas que vão deixar você com água na boca. Bom apetite!
Onde encontrei: Submarino, Cia dos livros.

Título: Bruxilda e a pirâmide dos alimentos
Autor(a): Arlette Piai – Ilustração Mirella Spinelli

bruxilda

SINOPSE: O gato da Bruxilda come de tudo, especialmente doces. Na escola, as crianças discutem o que é uma alimentação saudável e resolvem chamar o gato para uma entrevista. Mas como Bruxilda reagirá ao saber que as crianças estão conversando com o gato e querendo mudar os hábitos alimentares dele?
Onde encontrei: Livraria cultura

Título: A encantada fábrica de gostosuras da ema
Autor(a): Marcia Callage

a_encantada_f_brica_de_gostosuras_da_ema_-_aefdg

SINOPSE: Com ricas ilustrações coloridas e linguagem fácil, a autora mostra nesta obra, os cuidados iniciais e básicos que devemos ter com a preparação dos alimentos, como lavar as mãos antes de preparar os alimentos, armazenamento correto dos alimentos, higiene para manipular e evitar doenças, cuidados com os alimentos crus, como ovos, saladas, frutas, legumes e verduras, dicas para beber água potável e evitar doenças transmitidas por ela.
Onde encontrei: Editora Metha

Título: Lili e a alimentação saudável
Autor(a): Fabiana dos Reis Ayres

lili

SINOPSE: A Lili, personagem principal desse projeto infantil, veio para nos auxiliar na promoção de hábitos saudáveis perante as crianças. Aproveitem este instrumento de ensino e de interação para que o comportamento alimentar sadio esteja sempre pautado, até estar totalmente integrado à criança, pois não há educação infantil plena, se nela não estiver contemplada a educação nutricional. CD de músicas: Laranja,  A vida do leite, Vitaminas, Higiene, Beba água, Banana, Rap da merenda.
Onde encontrei: Editora Metha

Título: Vamos comer? Meu livro quebra-cabeças
Autor(a): Hermione Edwards

vamos

SINOPSE: Com belas fotos e quebra-cabeças de peças grandes, este livro além de educativo é perfeito para a introdução de novos alimentos na dieta infantil.
Onde encontrei: Editora Metha

Título: João Re Clamão
Autor(a): Reury Frank Bacurau – Bernadete Azevedo

joao

SINOPSE: João Re Clamão, personagem central desta aventura, é um garoto que põe defeito em tudo quanto é tipo de comida. Sua principal crítica é contra quem fez a comida do jeito que ela é. Uma oportunidade única surge quando ele é convidado para corrigir os alimentos. Para isso, ele é levado para um laboratório falante, num lugar fantástico chamado “intramundo”. Apesar de estar seguro de si e de que sua missão será uma tarefa fácil, a vida de João começa a ficar complicada quando ele descobre que deve seguir algumas regras em sua reformulação alimentar. À medida que João tenta provar seu ponto de vista em relação ao alimento perfeito, sempre acompanhado do laboratório falante, o ajudante Glacê, situações hilárias e interessantes acontece. O livro é acompanhado de atividades didáticas diversificadas e inteligentes, apresentando como conteúdo várias avaliações sensoriais e joguinhos.
Onde encontrei: Editora Metha 

 

Conte uma historinha agora para o seu filho: 

Clique aqui ou na foto: Conto Joãozinho e Mariazinha

9-dicas-para-contar-historias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s