Porque não oferecer mamadeira antes de dormir?

Você oferece mamadeira para o seu filho antes de dormir? Então leia esse artigo.

Sabia que oferecer mamadeira com açúcar ou farinhas além de levar à obesidade, aumenta muito à chance de desenvolver cárie?

Dependendo da dieta e higiene bucal pode ocorrer uma erosão no esmalte e a cárie causar muita dor para a criança, diminuindo até a aceitação de alimentos mais sólidos.

Os dentes podem ser afetados durante o período de formação e após a formação podendo resultar em defeitos na estrutura dos dentes, erosão e até a perda do dente.

A cárie é uma doença infecciosa, multifatorial, evolvendo as estruturas dentárias, o biofilme dental e a placa bacteriana (microrganismo) e a dieta como fatores locais.

É uma doença de progressão lenta que consiste na destruição localizada dos tecidos duros e que pode causar a perda total do dente.

É muito importante a sua detecção precoce, pois nesses estágios iniciais da lesão de cárie dentária (manchas brancas) já é possível detectar e evitar a progressão da doença.

De onde surgem os microrganismos cariogênicos?

Os principais microrganismos envolvidos na cárie são os Estreptococos de grupo mutans (S.Mutans e S. Sobrinus). Quando a lesão já se formou também estão presentes os Lactobacillus acidophillus.

O crescimento desde microrganismo é dependente do AÇÚCAR.

foto 1

 

Os microrganismos cariogênicos são transmitidos à criança geralmente pela mãe por meio da saliva, por contato comum do dia-a-dia, como assoprando a comida do bebê, utilizando a mesma colher ou beijando o bebê na boca.  Quando mais microrganismos a mãe possuir, maior a chance de transmissão e infecção para o bebê; por isso, é importante que a mãe tenha boa saúde bucal.

Devemos lembrar que na cultura brasileira o açúcar está fortemente relacionado com o afeto. Sendo que doces e chocolates são frequentemente oferecidos como forma de agrado às crianças.

São poucas as mães que realizam a higiene bucal nas crianças após o uso de mamadeiras noturna, permitindo que o leite açucarado fique em contato com a superfície dental por tempo prolongado, justamente quando ocorre menor fluxo salivar.

Assim o hábito de oferecer leite e outros líquidos adoçados em mamadeira no período da noite, enquanto a criança dorme, está fortemente ligado á cárie e um tipo de cárie que destrói o dente em uma velocidade rápida, causando muita dor.

0,,21479886,00

Às vezes encontro no consultório mães oferecendo mamadeiras para induzir o sono.  E essa mamadeira contem farinha cheias de açúcar.

Não ofereça alimentos com açúcar ao seu filho antes do 1º ano de vida. E prolongue ao máximo a introdução de açúcar na alimentação após o 1º ano.  E não ofereça a mamadeira para nanar e se oferecer limpe bem os dentes dele.

Como sempre digo aqui. Sempre olhe o rótulo. Alguns alimentos para crianças menores de 1 ano contém açúcar. Fique de olho também nos Engrossantes e farinhas para engrossar. Não irei citar nomes mas olhem no rótulo , até as papinhas de frutas industrializadas estão assustando os nutricionistas, pediatras e dentistas.

Como escovar os dentes das crianças:

Um beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s