O segredo das receitas saborosas está na qualidade e no frescor dos ingredientes, nunca é demais aprender dicas de como escolher as melhores frutas, legumes e vegetais no mercado ou na feira. O ideal é compra-las em feiras livres, onde a qualidade é superior. Outra boa opção é aproveitar os dias de feira dos grandes mercados, já que nesses dias a variedade e qualidade das frutas tendem a serem maiores e os preços mais em conta.
FRUTAS
ABACATE
A fruta deve ter a casca bem lisa, fina e bem verde. Aperte-os suavemente ele não deve nem ser muito duro nem muito mole, mas o abacate continua amadurecendo normalmente e pode ser comprado antes do ponto. Só será preciso esperar o tempo certo até ficar mais maleável.
ABACAXI
O cheiro é um bom sinal de que a fruta está boa. Se for agradável, adocicado, está no ponto. Pressione com os dedos e, se estiver muito duro, ainda está verde. Confira se a casca está dourada e puxe uma folha da coroa: se sair fácil está bem maduro.
BANANA
Melhor que não esteja verde nem totalmente madura. A parte amarela da casca deve predominar sobre a preta. Algumas vezes a banana está amarelinha no corpo, mas com as extremidades verdes. Essas ainda não devem ser consumidas, pois não terão gosto. Se quiser levar para que o cacho dure bastante, é possível escolher pelas ainda não maduras completamente. Isso porque a banana desenvolve normalmente na fruteira de casa e poderá ser consumida quando observar que ela está no ponto.
COCO VERDE
Para saber se está bom, bata na casca. Se o som for oco, indica que está estragado. Pra saber se tem bastante água, chacoalhe. Se ouvir o barulho da água, é porque tem pouca.
CAQUI
Prefira o caqui mais firme e de cor uniforme e observe se não há rachaduras na casca.
FIGO
Procure os que tenham mais tom arroxeado na casca. A fruta é naturalmente macia, mas se estiver se desfazendo com muita facilidade, está passada. Marcas, machucados ou pedaços achatados são mau sinal. Quando a pele da casca fica enrugada e a parte de baixo do figo tem uma pequena abertura, ele está pronto para ser consumido.
FRUTA-DO-CONDE
Precisa ter um tom verde-escuro acinzentado. Deve estar macia ao toque, mas não muito mole a ponto de quase se abrir.
LARANJA
Prefira as mais pesadas, porque têm mais sumo. A consistência deve ser igual em toda a fruta, um lado não deve ser mais mole que o outro. Quanto mais laranja a casca, mais doce. Para as laranjas de casca amarelo-forte, as manchas de cor marrom mostram que estão doces e com mais suco.
LIMÃO-GALEGO
Deve ter casca fina e lisa. Escolha os mais pesados e que cedam levemente à pressão dos dedos
MAÇÃ
Rode na mão para ver se não há machucados na casca. Quanto mais vermelha a maçã, mais doce. Apalpe, se o dedo afundar, não escolha essa fruta porque ela está podre. A carne da maçã precisa estar firme.
MAMÃO
Confira se a fruta está macia e sem pontos de bolores na casca.
MANGA
Ela deve estar macia ao toque, sem que a casca se rompa quando pressionada. Sentindo o perfume de manga no ar? Pode comprar. Além disso, a fruta deve estar firme, sem deixar de ser macia. Prefira a manga com casca lisa, sem sinais de batidas, rachaduras ou manchas escuras. A manga madura conserva-se por até dois dias em temperatura ambiente, e cerca de cinco dias em geladeira.
MARACUJÁ
Quanto mais pesadinho, mais polpa tem. No caso do maracujá azedo, a casca enrugada significa que já está maduro. Já o maracujá doce deve ter a casca lisa e com brilho. A polpa do maracujá em geral pode ser congelada e guardada por cerca de seis meses.
MELÃO
É uma das frutas mais difíceis de escolher porque possui a casca dura. Para começar, ela deve estar perfeira, firme, amarela, sem machucados ou partes amolecidas. Ao apertar a extremidade oposta ao caule esta deverá ceder levemente e ao ser sacudido se as sementes estiverem soltas, indica que este está pronto para o consumo.
MELANCIA
Casca firme, brilhosa, e sem manchas escuras. Estas são algumas garantias de boa qualidade. Para saber se a fruta está madura, bata com o nó dos dedos na casca, esperando um som abafado. Um som mais agudo indica que ela ainda está verde. Com a melancia aberta fica mais fácil, né? Assim, você seleciona um pedaço mais vermelho e consistente somente com o olhar.
MORANGO
Você gosta do sabor doce ou mais azedinho? Encontre morangos médios e pequenos, bem vermelhos, sem manchas ou machucados. E os talos bem verdes, claro. Não esqueça de checar os morangos que estão nas camadas de baixo da bandeja.
PÊRA
Se a casca está ligeiramente macia, cede um pouco ao toque, a pêra estará doce, saborosa. Se o cabinho sai fácil, está bastante madura, pronta para comer no dia. O ideal é que esteja completamente amareladinha. Se houver manchinhas marrons, ela está no ponto para ser comida, não demore demais. A casca deve ceder levemente ao toque. Se isso acontecer, quer dizer que ela está doce.
TANGERINA
As melhores são as tangerinas achatadas nos polos, e com o centro um pouco solto do fruto (basta pressionar ligeiramente no topo). Sacudir a fruta também ajuda a fazer essa checagem.
UVA
As pretas e vermelho-escuras são mais saborosas. Devem ser firmes e estar bem presas ao cacho – evite as manchadas ou murchas.
LEGUMES E VERDURAS
ABÓBORAS
Cascas brilhantes indicam que a abóbora ou abóbora japonesa foram colhidas antes da hora. Na sua escolha, observe também o tamanho. Quanto maior for, elas tendem a ser menos saborosas. Evite as polpas que tiverem manchas próximas à casca, ao optar por comprar em pedaços.
AGRIÃO, ALMEIRÃO, COUVE, ESCAROLA E ESPINAFRE.
Os vegetais têm baixa durabilidade e devem ser consumidos logo após a compra pra não perder o sabor e os nutrientes. O valor nutritivo do agrião está, em grande parte, nos talos firmes e nas folhas verde-escuras. As folhas amareladas e murchas indicam que o produto está velho e podem estragar sua receita. Vale lembrar que a couve já picadinha em tiras perde nutrientes, especialmente a vitamina C.
BETERRABA, MANDIOCA E BATATA.
Compre beterrabas de tamanho pequeno ou médio e com folhas frescas. Assim elas são mais saborosas e macias, além de durarem mais tempo. Com a Mandioca, aproveite se a ponta estiver cortada pra você verificar a qualidade, onde a parte interna deve ser branca e sem manchas escuras. A melhor época para a compra de batatas é de janeiro a abril. Escolha as mais firmes com casca inteira, sem manchas esverdeadas, mofo ou podridão.
VAGEM
Evite as vagens com saliências, que é sinal de que as sementes internas estão grandes e o produto já passou do ponto, está fibroso e sem sabor. Prefira as inteiras, frescas e com cor verde uniforme.
RESUMO
-
Segure a fruta delicadamente, sem furar e sem apertar. A casca deve estar firme e com a cor uniforme.
-
Prefira as mais vistosas. As murchas estão menos hidratadas e perdendo nutrientes.
-
Escolha frutas nem muito verdes, nem muito maduras.
-
Sinta o cheiro da fruta, quanto mais agradável o aroma, mais saborosa ela estará.
-
As frutas importadas normalmente recebem um tratamento químico para suportarem o transporte. Evite-as.
-
Se a fruta estiver madura, conserve na geladeira para prolongar a qualidade. Se estiver verde, embrulhe em folhas de jornal para acelerar o processo de amadurecimento.
-
Evite lavar a fruta se não for consumir logo. Lavada, ela se deteriora com mais rapidez.
- Prefira sempre as frutas da estação, pois elas estarão mais baratas e terão amadurecido sem o auxílio de produtos químicos
PARA ACERTAR NA HORA DA LAVAGEM
As frutas devem ser lavadas em água corrente para retirar a sujeira mais grosseira. Em seguida, para “matar” microorganismos, deixe-as imersas por 15 minutos em uma solução à base de hipoclorito na proporção de 1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária.
Então, vamos pra feira?
Categorias:Agrotóxicos, Receitas, Sem categoria