CRIANÇAS COSTUMAM GOSTAR MUITO DE HISTORINHAS… CONFIRA ESTE CONTO INFANTIL.
– Joãozinho… Mariazinha… venham comer!
E a Mariazinha perguntou:
– Mas o que tem pra comer hoje no almoço mamãe?
E a mamãe responde:
– Arroz, feijão, salada de alface com cenoura, brócolis refogado e frango cozido.
– Hum, que delicia! – respondeu Mariazinha.
– Eca, mas eu não gosto de salada de alface com cenoura, nem brócolis refogado, nem nenhuma verdura! – disse Joãozinho – Sabe mamãe, hoje eu não quero comer nada disso, eu quero comer chocolate.
Mamãe: – Mas Joãozinho meu filho, você não pode ficar sem comer! Todos os alimentos são importantes para você crescer forte e não ficar doente. As saladas e as verduras em geral são muito importantes para sua saúde, servem para sua barriguinha não doer e funcionar direitinho. A cenoura, por exemplo, faz muito bem para os olhos. O arroz serve para a gente, como a gasolina é para o carro, então se você não comer, não vai ter força para andar nem para correr, e nem mesmo para ficar em pé. O feijão e o frango servem para fazer você crescer, também deixam seu cabelo e suas unhas bonitas.
Então Joãozinho, que não estava muito convencido que devia comer, sentou-se a mesa junto com sua mãe e sua irmã. Mas, enquanto sua mãe estava distraída, ele deu toda a comida para Spike – seu cachorro, e sua mãe nem percebeu e achou que ele tivesse comido tudo. Já Mariazinha comeu tudinho o que havia em seu prato, muito contente porque achou a comida muito gostosa, principalmente a salada. Depois do almoço, a mamãe serviu um chocolate de sobremesa e todos comeram, inclusive o Joãozinho.
No jantar Joãozinho repetiu a mesma façanha.
No dia seguinte, Mariazinha levantou-se muito feliz, pois o dia estava realmente lindo e o sol brilhava no céu, então se apressou para chamar Joãozinho para que eles pudessem brincar no quintal, mas quando chegou viu o Joãozinho muito estranho na cama e então foi chamar a mamãe na cozinha:
– Mamãe, o Joãozinho está meio estranho e ainda está deitado.
A mamãe correu para o quarto de Joãozinho e quando chegou ela percebeu…
– Meu Deus, Mariazinha, O JOÃOZINHO ESTÁ DOENTE!
Joãozinho estava muito mal, não tinha forças para se levantar, estava pálido e fraco. Seu cabelo e suas unhas estavam quebradiços.
Joãozinho: – Mãe, estou me sentindo tonto… estou vendo tudo girando – disse Joãozinho quase chorando.
Mamãe: – Mas Joãozinho, porque será que você está doente desse jeito, afinal ontem você comeu tudinho.
Joãozinho: – Não foi não, mamãe.
Mamãe: – Como não?! Eu vi! Você comeu tudinho que estava no prato!
Joãozinho: – Sabe o que é mamãe, enquanto você estava distraída eu dei toda a minha comida para o Spike.
A mãe de Joãozinho ficou muito assustada.
Mamãe: – Ah filho… eu não lhe expliquei porque era importante comer tudo o que a mamãe coloca no prato… viu? Eu não lhe disse que se não comesse você ficaria doente, além de tudo a comida estava uma delícia! Veja a Mariazinha, ela comeu tudo e não está doente e, além disso, ela me disse que a comida estava uma delícia!
Mariazinha: – Hum!!! Estava sim!
Mamãe: – Então querido, viu como é bom e importante comer tudinho o que a mãe coloca no prato? Agora você tem que ir para o hospital, e depois, quando voltar, se você comer tudinho, você dificilmente irá ficar doente novamente e poderá brincar bastante!
Então Joãozinho foi ao hospital e retornou para sua casa. Agora Joãozinho já sabe o quanto é importante comer de tudo (arroz, feijão, carnes, frutas, verduras, legumes, leite).
Desde aquele dia Joãozinho começou a comer de tudo, e também percebeu que além de fazerem bem para a saúde, todos os alimentos são deliciosos!!!
Faça a leitura para os pequenos e depois nos conte como foi a reação deles! Se eles gostaram da história, participaram e se são iguais ao Joãozinho do conto…
Escrito por: Cesar Vicente.
Fonte: FAGIOLI, D; NASSER, LA. Educação nutricional na infância e na adolescência. 2. ed. São Paulo: Metha, 2008.
Categorias:Meu filho não come